terça-feira, 8 de julho de 2014

Tartaruga mais vella do mundo

A tartaruga-das-seychelles nasceu no século 19 e vive na ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico
Morador de uma fazenda na isolada ilha de Santa Helena, Jonathan é um raro exemplar da espécie tartaruga-de-seychelles (Aldabrachelys hololissa). Na mesma propriedade moram mais cinco exemplares de jabuti-gigante-de-aldabra (Aldabrachelys gigantea), uma espécie da mesma família.
Os jabutis são naturais do atol de Aldabra, no Oceano Índico, e estima-se que existam cerca de cem mil animais da espécie. Porém, as tartarugas-de-seychelles são mais raras e ninguém sabe ao certo como Jonathan foi parar na ilha de Santa Helena.

Quase dois séculos de história

De acordo com os cálculos dos cuidadores de Jonathan, ele já completou 182 anos. Isso nos permite voltar até o século 19 e concluir que o animal nasceu em 1832. Muitos anos antes, durante o século 17, era comum que os navios viajassem levando centenas de tartarugas para comer durante as longas viagens. Estima-se que cerca de 200 mil tartarugas tenham sido capturadas somente na região de Galápagos.
Para nossa sorte, os ancestrais de Jonathan escaparam dessa situação e conseguiram perpetuar a rara espécie. Com uma idade tão avançada, a tartaruga já não tem mais sua saúde perfeita, mas vive bem com seus cuidadores e os outros animais.
Sabe-se que tartarugas gigantes como Jonathan podem viver até 250 anos, então existem grandes chances de que esse simpático réptil passe mais algumas décadas entre nós.  Ficaremos na torcida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário